quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Espaço Pedagógico: momento de reflexão

Olá colegas que participaram do encontro marcado . Temos uma jornada pela frente.Estudar sobre a inclusão e estudar sobre a Adequação Curricular , como fazê-la torna um grande desafio . Promover educação de qualidade na rede pública como o ensino encontra hoje , para os alunos com necessidades especiais ainda mais dificil,pois as turmas cheias,não permitem que o professor atenda estes alunos como eles necessitam . A escola não conta com recursos adequados e suporte de uma sala de recursos por exemplo. Uma sala reduzida que tinhamos no ensino médio este ano ,a Regional de Ensino mandou fechar no meio do ano. Então que apoio os alunos e professores contam para desenvolver trabalho de grande responsabilidade como este? Não basta só o querer fazer ....

Comentário do Artigo Violência na comunidade do Orkut

: "NELCY GUIMARÃES para mim mostrar detalhes 00:00 (21 horas atrás) Conceição, você esta coberta de razão quando toma a iniciativa de escrever um artigo com essa temática. Pois a violênia se apresenta de todas as formas, e bate à nossa porta. A violência urbana tem varias facetas, a mais recente é a que se apresenta pelos meios de comunicação, que até então era pricipalmente através da televisão, hoje até a violência se modernizou, e vem via internet, é uma via que expõe nossas crianças e adolescentes a toda tipo de violência, enganamos quando pensamos que, nossas crianças em casa estão seguros. A insegurança assola nossa vida, é só teclar. Nós enquanto pais, educadores e cidadãos, precisamos resgatar algo que foi esquecido ao longo dos tempos: como amor a Deus e ao próximo, respeito, ética, moral e muitos outros valores que perderam sua impotânco, se tornaram caretas, onde o certo causa vergonha, o errado é que está na moda. Precisamos criar outras auternativas que venha concorrer com a internet, de modo que a criança consiga dosar seu tempo. Abraço, Nelcy"
Obrigada Nelcy, Conceição

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Adequação Curricular

ADEQUAÇÃO CURRICULAR NO DISTRITO FEDERAL PARA ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Como subsídio à organização dos Adequados Curriculares, sugerimos o documento “Saberes e Práticas da Inclusão: Estratégias para a educação do Aluno com Necessidades Especiais”, MEC/SEESO, 2003, v.4.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR

A aprendizagem escolar está diretamente vinculada ao currículo, organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações docentes. Nessa concepção, o currículo é constituído a partir de projeto pedagógico da escola e viabiliza a sua operacionalidade, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo suas finalidades. Assim, pode ser visto como um guia sugerido sobre o que, quando e como ensinar; o que, como e quando avaliar.
A concepção de currículo inclui, portanto, desde aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. Relacionam princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação. A escola para todos requer uma dinamicidade curricular que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos alunos. Pensar em adequação curricular significa considerar o cotidiano das escolas, levando-se em contas as necessidades e capacidades dos seus alunos e os valores que orientam a prática pedagógica.
As adequações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõe que se realize a adequação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado as peculiaridades dos alunos com necessidades especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos. As necessidades especiais revelam que tipo de ajuda, diferente dos usuais, são requeridos, de modo a cumprir as finalidades da educação. As respostas as estas necessidades devem estar previstas e respaldadas no projeto pedagógico da escola, não por meio de um currículo novo, mas de adequação progressiva do regular, buscando garantir que os alunos com necessidades especiais participem de uma programação tão normal quanto possível, mas que considere as especificidades que as suas necessidades possam requerer.
O currículo, nessa visão, é um instrumento útil, uma ferramenta que pode ser alterada para beneficiar o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, resultando em alterações que podem ter maior ou menor expressividade.
A maior parte das adequações curriculares realizadas na escola é considerada menos significativa, porque se constituem modificações menores no currículo regular e são facilmente realizadas pelo professor no planejamento normal das atividades docentes e constituem pequenos ajustes dentro do contexto normal da sala de aula.

ADEQUAÇÕES CURRICULARES NÃO SIGNIFICATIVAS
( DE PEQUENO PORTE )

As adequações organizativas têm caráter facilitador de processo de ensino-aprendizagem e dizem respeito:
. ao tipo de agrupamento de alunos para a realização das atividades de ensino-aprendizagem;
. à organização didática da aula – propõe conteúdos e objetivos de interesse do aluno ou diversificados, para atender às suas necessidades especiais, bem como disposição física de mobiliários, de materiais didáticos e de espaço disponíveis para trabalhos diversos;
. à organização dos períodos definidos para desenvolvimento das atividades previstas – propõe previsão de tempo diversificada para desenvolver os diferentes elementos do currículo na sala de aula.

As adequações relativas aos objetivos e conteúdos dizem respeito:
. à priorização de área ou unidades de conteúdo que garantam funcionalidade e que sejam essenciais e instrumentais para as aprendizagens posteriores. Ex: habilidades de leitura e escrita, cálculos, etc.;
. à priorização de objetos que enfatizam capacidades e habilidades básicas de atenção, participação e adaptabilidade do aluno. Ex: desenvolvimento de habilidades sociais, de trabalho em equipe, de perspectivas na tarefa, etc.;
. ao reforço da aprendizagem a é retomada de determinados conteúdos que venham a garantir o seu domínio e a sua e a sua consolidação;
. a eliminação de conteúdos menos relevantes, secundários para dar enfoque mais intensivo e prolongado a conteúdos considerados básicos e essenciais no currículo.

As adequações nos procedimentos didáticos e nas atividades de ensino-aprendizagem referem-se como ensinar os componentes curriculares. Dizem respeito:
. à alteração nos métodos definidos para o ensino dos conteúdos curriculares;
. à seleção de um método mais aceitável para o aluno;
. à introdução de atividades complementares que requeiram habilidades diferentes ou a fixação e consolidação de conhecimentos já ministrados – utilizadas para reforçar ou apoiar o aluno, oferecer oportunidades de prática suplementar ou aprofundamento. São facilitadas pelos trabalhos diversificados, que se realizam no mesmo segmento temporal;
. à introdução de atividades prévias que preparam o aluno para novas aprendizagens;
. à introdução de atividades alternativas além das planejadas pela turma, enquanto os demais colegas realizam outras atividades. É indicada nas atividades mais complexas que exigem uma sequenciação de tarefas;
. à alteração do nível de abstração de uma atividade oferecendo recursos de apoio, especificando passo a passo a sua realização;
. à alteração na seleção de materiais e adaptação de materiais – uso de máquina braile para o aluno cego, calculadoras científicas para o aluno com altas habilidades/superdotados etc.

As adequações avaliativas dizem respeito:
. à seleção das técnicas e instrumentos utilizados para avaliar o aluno. Propõem modificações sensíveis na forma de apresentação das técnicas e dos instrumentos de avaliação, e sua linguagem de um modo diferente dos demais alunos de modo que atenda às peculiaridades dos que apresentam necessidades especiais.

As adequações na temporalidade dizem respeito:
. à alteração no tempo previsto para a realização das atividades ou conteúdos;
. ao período para alcançar determinados objetivos.

ADEQUAÇÕES CURRICULARE SIGNIFICATIVAS ( DE GRANDE PORTE )

As adequações relativas aos objetivos sugerem decisões que modificam significativamente o planejamento quanto aos objetivos definidos, adotando uma ou mais das seguintes alternativas:
. eliminação de objetivos básicos – quanto extrapolam as condições do aluno para atingi-lo, temporária ou permanentemente;
. introdução de objetivos específicos alternativos – não previstos para os demais alunos, mas que podem ser incluídos em substituição a outros que não podem ser alcançados, temporária ou permanentemente;
. introdução de objetivos específicos complementares – não previstos para os demais alunos, mas acrescidos na programação pedagógica para suplementar necessidades específicas.

As adequações relativas aos conteúdos incidem sobre conteúdos básicos e essenciais do currículo e requerem uma avaliação criteriosa para serem adotados. Dizem respeito:
. à introdução de novos conteúdos não-revistos para os demais alunos, mas essenciais para alguns, em particular;
. à eliminação de conteúdos que, embora essenciais no currículo, sejam inviáveis da aquisição por parte do aluno.
Geralmente estão associados a objetivos que também tiveram de ser eliminados.

As adequações relativas à metodologia são consideradas significativas quando implicam uma modificação expressiva no planejamento e na atuação docente. Dizem respeito:
. à introdução de métodos muito específicos para atender às necessidades particulares do aluno. De um modo geral, são orientados por professor especializado;
. às alterações nos procedimentos didáticos usualmente adotados pelo professor;
. à organização significativamente diferenciada da sala de aula para atender às necessidades específicas do aluno.

As adequações significativas na avaliação estão vinculadas às alterações nos objetivos e conteúdos que foram acrescidos ou eliminados. Desse modo, influenciam os resultados que levem, ou não, à promoção do aluno e evitam a “cobrança” de conteúdos e habilidades que possam estar além de suas atuais possibilidades de aprendizagem e aquisição.

As adequações significativas na avaliação, na temporalidade referem-se ao ajuste temporal possível para que o aluno adquira conhecimentos e habilidades que estão ao seu alcance, mas que dependem do ritmo próprio ou do desenvolvimento de um repertório anterior que seja indispensável para novas aprendizagens. Desse modo, requerem uma criteriosa avaliação do aluno e do contexto escolar e familiar, porque podem resultar em um prolongamento significativo do tempo da escolarização do aluno, ou seja, em sua retenção. Não caracteriza reprovação, mas parcelamento e sequenciação de objetivos e conteúdos.

Utilidade pública - Educação para a paz X Violência nas comunidades orkut

Hoje com a virtualização do conhecimento estamos vivenciando com essa informação uma grande violência no processo de comunicação das comunidades virtuais dos jovens internautas . Estes utilizam os recursos da informação virtual para se agredirem entre si e formar verdadeiros grupos com objetivos de transgredir. As famílias não sabem que seus filhos estão sendo vitimas deles mesmos e que as consequências são grandes. Estes acham que não serão encontrados .Devemos informar aos nossos alunos e alertar as famílias das consequências dos atos praticados por eles na Internet e da punição . É bom lembrar que já existem programas que podem rastrear os atos inconsequentes da comunicação nas comunidades virtuais. Enquanto estamos aqui procurando aperfeiçoar nossa prática pedagógica muitos alunos estão exercitando o seu conhecimento de informática para violentar em vez usar a informação para o benefício de todos os envolvidos na educação virtual e de propagar a mensagem da paz nas suas comunidades. Fiquemos em alerta no processo da informação da comunicação virtual. É tempo de educar para a paz. Pais que deixam os filhos sozinhos diante da Internet,cuidado ... limites é uma boa educação. Deixo uma sugestão aos colegas ,falar sempre durante suas aulas dos benefícios e dos perigos da virtualização gerados pela Internet. Cuidado... está acontecendo entre nossos alunos,e a melhor forma de ajudá-los é através da educação para a paz. Conceição

Respostas sob o ponto de vista da Professora Conceição Fátima

1. Influência da Psicologia sobre o pensamento e a prática educacional

A relação entre Psicologia e Educação ocorre com a influência do pensamento organizado na prática educacional. Essa influência está inserida nas relações estabelecidas entre os laços afetivos dos envolvidos no processo. A Psicologia com sua participação oferece os princípios que dão suporte à teoria da aprendizagem. Essa teoria mostra aos educadores como o aprendiz aprende e quando aprende. E quando não acontece essa aprendizagem a Psicologia mostra outras vertentes; estudos de caso mostram os porquês das situações de risco e propõem como ajudar. Portanto, Educação e Psicologia precisam caminhar juntas para beneficiar o indivíduo como pessoa. Assim, a pessoa se vê numa condição melhor com o cultivo de bons hábitos e a apreciação do belo, e isso ocorre através da educação. A mente fica livre para aprender quando acontece a reflexão dos conceitos psicológicos estudados. Essa reflexão constitui prática do autoconhecimento, o qual traduz no indivíduo o equilíbrio. O autoconhecimento gera o conforto interior e, em conseqüência disso, gera a melhoria da qualidade da aprendizagem na vida de um indivíduo. Como a educação é um processo entre professor e aluno, muitas vezes o primeiro desencadeia um conflito interno entre ambos por desconhecer os pressupostos da Psicologia que beneficiam a aprendizagem e garantem o sucesso escolar. Como se trata de uma mente educando outra, ambas precisam estar livres de preconceitos que geram os transtornos afetivos e impedem que a aprendizagem aconteça livremente. Dessa forma, necessitamos de apoio aos professores e alunos, assim como de cursos de enriquecimento psicológico, para que os mesmos sejam assistidos e cuidados. A saúde e a qualidade de vida de ambos são condições fundamentais para que a educação aconteça com qualidade. Podemos afirmar que o pensamento organizado muda a mente do indivíduo, tornando-se possível ocorrer a educação em interface com a psicologia.


2. Relação entre Psicologia e Educação

As relações entre Psicologia e Educação são interligadas pelos pressupostos teóricos que ambas têm em comum. Tais laços são construídos e vivenciados pela prática pedagógica no contexto escolar. Estes fundamentos dos pressupostos teóricos garantem aos profissionais da educação compreender sobre o papel que cada um tem como ser humano, ajudando-os na leitura da estória de cada aprendiz e permitindo que cada um destes tenha um olhar diferenciado com relação aos educadores.

3. Conceito de pedagógico e psicológico

O conceito de pedagógico está relacionado com minha prática como profissional, a qual depende do conhecimento que possuo dos pressupostos da educação, estando esta ligada ao psicológico. Ou seja, minhas ações incidem sobre o conhecimento organizado de forma a alcançar o coletivo para o sucesso escolar.
O conceito de psicológico, no meu entendimento, é o estudo da mente humana em conjunto com as emoções e atitudes de um indivíduo como pessoa e ser situado no seu contexto histórico. O psicológico pode interferir no pedagógico quando o indivíduo e sua psique e/ou suas emoções não estão em equilíbrio, colaborando para que o mesmo se organize com a ajuda do pedagógico. Daí a necessidade de ambos caminharem juntos com o mesmo objetivo: o sucesso escolar.


4. O que você acredita que norteia a ação psicológica na educação?

É a conscientização, o desejo, a vontade e a ação de quem está praticando a educação, além do conhecimento dos pressupostos teóricos que fundamentam a psicologia que norteiam a educação. É o desejo pela vontade de aprender por parte do aluno que gera o pensamento organizado e este, impulsionado pelo desejo de aprender algo e pela auto-estima, transforma a vontade em realidade. Cabe a educação promover o ensino que leve o aluno a se interessar pelas aulas, que muitas vezes são cansativas, chatas e aparentemente sem importância, que atrapalham sua motivação. O que sugerimos é que, por exemplo, se trabalhe o pensamento lógico matemático mesmo que este seja considerado não atraente aos olhos dos alunos, pois mais tarde o reflexo deste estudo incidirá em benefício dos mesmos. Outra dica é trabalhar o autoconhecimento.

5. Como você vê, pelas questões atuais que estamos enfrentando na educação e na sociedade de um modo geral, a formação do profissional de educação, no que se refere a compreensão psicológica do ser humano, está atendendo a demanda? Comente:

Como as questões atuais são geradas por vários contextos sócio-econômicos, culturais, psicológicos e financeiros, a compreensão psicológica ainda não atingiu a todos, visto que é uma minoria que detém o conhecimento. À medida que essas questões forem trabalhadas através da educação, a demanda será vista de outra forma. Os problemas são gerados porque a educação e a psicologia ainda não atingiram seu ponto ideal, o de promover a educação de qualidade numa sociedade com desigualdades. Esse fator gera os transtornos do século. Assim, o profissional na educação necessita de formação permanente e contínua para conhecer e trabalhar as atuais dificuldades surgidas no cotidiano escolar.

domingo, 28 de outubro de 2007

Ponto de Vista

Você pode me ajudar? Caixa de entrada

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NELCY GUIMARÃES para mim
mostrar detalhes 26 out (2 dias atrás)

Bom dia Conceição!
Conceição, como vc sabe estou fazendo Psicologia, e estou precisando da opinião de alguns profissionais da educação sobre a relação entre a Psicologia e a Educação, e se este campo de conhecimento tem colaborado ou não para a atuação profissional e para o desenvolvimento da escola. Para responder essa questão, elaborei as perguntas abaixo.
Como vc é uma profissional em que confio muito, gostaria de contar com sua opinião no meu trabalho que entregarei na segunda-feira.
Abraços, Nelcy

Eis as perguntas:
Na sua opinião, qual a influência da psicologia, sobre o pensamento e a prática educacional?
Que relação você faz entre a psicologia e a educação?
Qual conceito vc tem do pedagógico e o psicologico?
O que você acredita que nortea a ação psicologica na educação?
Como você vê , pelas questões atuais que estamos enfrentando na educação e na sociedade de um modo geral, a formação do profissional de educação, no que se refere a compreensão psicológica do ser humano está atendendo a demanda?Conente:









Google - Termos de Uso - Política de Privacidade - Regulamentos do programa - Página inicial do GooglePON

Motivacional

Adriana Albuquerque

Adriana AlbuquerqueAprecie os artigos da Adriana Albuquerque .São valiosos. Vale conferir.

Discussões - curso_ntebrasilia | Grupos do Google

Discussões - curso_ntebrasilia | Grupos do Google Material da aula River. Muito legal...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Agenda semanal

Mensagem da semana :"Se ouço ,esqueço. Se vejo lembro, se pratico aprendo."prov. chinês

- Segunda-feira - Encontro no Sinpro com os Orientadores Educacionais tendo como pauta, os rumos destes profissionais na rede educacional.Horário : 9h .
-Ponto de Encontro : Responder uma entrevista para uma colega ( Ponto de vista )para subsidisio do trabalho do Curso de Psicologia
-Encontro com itinerante na escola para entrega de boletim dos alunos com NEE para análise e vistas a formação de turmas reduzidas para o ano letivo de 2008.
-Encontro com familia em situação de risco pela comunicação em comunidade Orkut
-Elaboração de artigo sobre os perigos da comunicação na internet e divulgação no Blogger
-Atendimento pedagógico a duas estagiárias de Orientação Educacioanl , sobre a técnica do sociograma a ser aplicado nas turmas e elaboração do projeto de aplicação
-Atendimento familiar para nalisar o rendimento escolar dos filhos com NEE
- Terça -feira - Encontro com alunos e planejamento de uma oficina para os mesmos .
- Quarta -feira - Encontro com os professores na coordenação do matutino para conversar sobre a Adequação Curricular .
Encontro : Meu curso de Informática : na EAPE às 8h
Encontro com professores do matutino para análise e acompanhamento de alunos
- Quinta -feira - Encontro do grupo de Orientadores na Coordenação ,local : Centrão
- Sexta -feira - feriado Bom descanso para todos nós.

Revista Profissão Mestre > > A sua escola já tem um site?

Revista Profissão Mestre > > A sua escola já tem um site?Sugiro este site para pesquisa .Vale conferir...

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

(nace) - Orientação Vocacional

( Orientação VocacionalEste site o ajudará a obter Informação Vocacional. Entre e faça a sua pesquisa...Boa sorte.

Minha Escola

Minha Escola

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

2001 Video - Feliz Ano Velho - Para apreciação

2001 Vídeo - Feliz Ano Velho Uma proposta da Disciplina de Português. Já a leitura do livro, até 08/11/07,quando será feita uma avaliação do mesmo.

"Vida e obra de Aleijadinho" - Pesquisa Google

"Vida e obra de Aleijadinho" - Pesquisa Google Sugestão de projeto para o professor: "porque trabalhar Aleijadinho na escola"? Mesmo com uma doença grave ele fez questão de continuar trabalhando... è uma boa reflexão proposta neste site de interação social nos aspectos que hoje estamos vivenciando,o da inclusão social na escola,ele foi um vencedor e naquela época não tinha tantos recursos como temos hoje.Nossos alunos precisam de referencial positivo que os levem a refletir sobre seu papel social ... vale conferir... o arquivo está em pdf.

Pesquisa sobre Aleijadinho - Barroco no Brasil

Acompnhando os alunos na sua agenda escolar.Esta é uma tarefa de Português valendo 1.5 e os alunos deverão entregar no dia 24/10/07. Vida e obra de Aleijadinho,com fotos ,resumo com suas palavras e a bibliografia.

Sindicato dos Professores no Distrito Federal

Sindicato dos Professores no Distrito Federal,

Sindicato dos Professores no Distrito Federal

Sindicato dos Professores no Distrito Federal clique aqui para navegar no site< Reunião entre orientadores e Sinpro

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

domingo, 14 de outubro de 2007

Projeto -Tarefa do curso de Infomática NTE

Veja, foi muito dificil de realizar, mas dei conta....
Clique aqui para visualizar o Projeto.
Atenção, uma nova janela será aberta.

" Você em Ação 2007 "

" Você em Ação 2007 "

sábado, 13 de outubro de 2007

Guia do Estudante - tudo o que o estudante precisa saber

Guia do Estudante - tudo o que o estudante precisa saber

Orientação vocacional :Projeto" Você em Ação"




O Serviço de Orientação Educacional oferece aos alunos do ensino médio , uma proposta de Orientação Vocacional .A mesma está fundamentada em seu projeto de ação pedagógica "Você em Ação", cujo foco metodológico é o autoconhecimento .Como estratégias , aplica-se oficinas presenciais e virtuais,utilizando os recursos multimidias e o Laboratório de Informática da escola. Os grupos de alunos são formados para realização da oficina em grupos de 10 alunos conforme o número de nossos computadores no laboratório. Se você deseja participar forme seu grupo e inscreva na nossa agenda junto a Orientação Educacional. Participe.!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Adriana Albuquerque

Adriana Albuquerque
Sobre a auto-estima e inclusão social:
Olá pessoal .Sugiro o site da Adriana Albuquerque que ministou palestras para cursistas do Curso Progestão em maiode 2007. Foi muito bom .Vale conferir e os videos apresentados no site são free.Entrei em contato com ela e confirmei. Vale conferir....

ABD - Associação Brasileira de Dislexia

ABD - Associação Brasileira de Dislexia Sugiro este site como pesquisa sobre o prcesso de Inclusão .

Sugestão de leitura aos profissionais que estão lidando com alunos com transtorno de dislexia. Vale conferir,pois estamos vivenciando o processo de Inclusão. Lembramos que temos alunos nessas condições. Uma boa leitura.

Uma frase pra você

Uma frase pra você
Este site pode nos ajudar a escolher conteúdos de auto-estima para ser trabalhado nas nossas oficinas de vivências junto aos alunos,pais e professores.Já apliquei e deu certo.Utilizei a midia como recurso junto ao o aluno. Foi proveitoso o recurso.

TDAHI - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

TDAHI - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Serviço der Orientação Educacional:
Sugestão deste site para pesquisa .É um site de qualidade educaional .Vale conferir quem quiser se aprofundar a respeito da inclusão no contesto escolar.

Estudando Transtornos Comuns que temos no dia a dia da escola

Estamos em tempo de inclusão no contexto escolar.Muitos estudos se tem feito ,mas ainda preciamos conhcer melhor os efeitos que o processo inclusivo atua na vida de todos que lidam diariamente com os alunos que estão neste contexto. Nossa intenção é situar os profissionais que lidam diariamente com os sintomas e transtornos dos alunos. Acreditamos que só atraves do conhecimento podemos compreender a dimensão do que é a Inclusão.Sugestão de pesquisa no site : ( htt://www.tdh.org.br/ )

sábado, 6 de outubro de 2007

Meu Curso de Informática NTE- Brasilia

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

S O E -Serviço de Orientação Educacional


O significado do SOE na escola
O Serviço de Orientação Educacional faz parte da organização pedagógica de uma escola. Tem como foco , a aprendizagem do educando e o sucesso escolar . Como recurso pedagógico a Orientação Educacional trabalha com a proposta metodológica da Pedagogia de Projetos . O seu objetivo visa conforme descreve :" no Decreto 72 846 de 26/12/73" , se refere ao desenvolvimento integral e harmonioso da personalidade com vistas a preparação do exercício das opções básicas do educando . Cabe ao orientador no exercício da sua função a sistematização e a implementação do serviço na escola .Agora com os recursos tecnológicos a serviço do conhecimento podemos interagir com mais rapidez na troca de experiências e trazer melhoria na prática pedagógica .

Um pouco de História

Minha escola





A minha escola surgiu na década de 70.Uma escola simples com traços marcantes,que só ela carrega até hoje. Passei por ela e hoje faço parte de sua história como profissional que passa ...

Minha escola presenciou o sucesso de alunos que naquela na época ,nem se falava de inclusão social , e ao inclui-los ,colaborou para humanizá-los através da educação. Minha escola é assim, dedicada, está em constante busca na melhoria da qualidade de ensino e aperefeiçoamento dos seus professores. Tem uma filosofia centrada no sucesso do aluno , no ensino de qualidade, na ética, na cidadania , e do resgate dos valores básicos de uma familia em parceria com a escola.